SOBRE O GRUPO

NEXT

Tendo como designação NEXT – Nobody Expected This, talvez ninguém esperasse que um grupo de dança, formado no âmbito de acções extracurriculares e inserido no programa de Desporto Escolar da Escola Secundária de António Gedeão, viesse a ganhar um perfil capaz de ligar a componente desportiva à artística e à do espectáculo. Este grupo de dança, que vem mais tarde criar a sua Companhia Profissional e formar a actual Associação, tem crescido ao ritmo das várias influências artísticas e descobertas musicais que, desde há quase duas décadas, têm estado, um pouco por todo o país, na origem de muitas experiências idênticas. Dos NEXT, há que reter a entrega, dedicação, organização e vontade de aprender e ensinar, vectores determinantes para que este grupo de dança viesse a alcançar o prestígio e reconhecimento na área de que hoje é detentor.

HISTÓRIA - O ÍNICIO : O GRUPO

O grupo foi criado em 2000 por Lara Alves, na altura professora de Educação Física, no âmbito do programa de Desporto Escolar da Escola Secundária de António Gedeão.
Inicialmente intitulado Street Shackers, abrangia apenas alunos daquela escola, tendo sido em
2001/02, transformado em Projecto Especial e estendido aos alunos de outras escolas do
Concelho de Almada. Em 2002/03, com a criação do Centro de Formação de Dança no
Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, foi possível a integração de alunos de
várias escolas do Distrito de Setúbal.
Os NEXT sempre participaram em inúmeras iniciativas e campeonatos do Desporto Escolar,
onde obtiveram classificações de destaque, designadamente: 


2000/01
1º Classificado no Campeonato Distrital
3ª Classificado no Campeonato Regional
Apurado para o Campeonato Nacional (de cariz representativo na área da Dança)
2001/02
1º Classificado no Campeonato Distrital
1º Classificado no Campeonato Regional
3ª Classificado no Campeonato Nacional
2002/03
1º Classificado no Campeonato Distrital
3ª Classificado no Campeonato Regional
 
Em 2004, face ao interesse evidenciado, o grupo deu novo passo e alargou a sua intervenção à comunidade regional interessada neste projecto. Continuando a contar com o apoio do Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, o grupo veio desenvolvendo o seu trabalho e elevando a sua qualidade técnica, obrigando-se anova formulação orgânica. Constituído agora por alunos de escolas e praticantes desportivos com especial gosto peladança, os Next iniciam o seu trabalho de forma independente em 2004, realizando exibições/demonstrações em diversas actividades e eventos desportivos e sociais.

O bom acolhimento das suas propostas de animação e espectáculo, levaram os NEXT a percorrer o país, contando com mais de uma centena de actuações em variados eventos desportivos, culturais e artísticos.
Entre 2000 e 2004, foi o Grupo oficial de animação da equipa de Basquetebol da Portugal Telecom, contando com inúmeras participações em jogos oficiais da Liga Profissional de Basquetebol e outros eventos nas áreas da Moda, Fitness, Ginástica, Atletismo e Natação, entre outros.
O ano de 2004 ficou ainda marcado com a vitória no 2º Troféu Hip Hop Oeste Master Class.

É em 2005 que começa a trabalhar de forma profissional, facto que coincide, com o convite feito pela organização do LIVERPOOL INTERNATIONAL STREET FESTIVAL 2005 para representar Portugal no referido evento de 20 Julho a 8 de Agosto. Cumprindo uma agenda de 10 espectáculos, distribuídos entre Princess Park, Unity Theatre, Queen´s Square e St. George´s Hall, a sua participação culminou (à semelhança de todos os outros grupos e companhias representantes de 23 países), com um espectáculo de fusão no Liverpool Philharmonic Hall. Também nesse mesmo ano, alguns dos seus elementos, juntamente com a sua coreógrafa e
muitos outros bailarinos nacionais de renome, participam no evento MTV European Music Awards que decorre em Lisboa sob a orientação do coreógrafo e bailarino internacional Jermaine Brown. A sua coreógrafa destaca-se ainda pela participação no evento As 7 Maravilhas do Mundo com Jennifer Lopez.
De 2005 a 2007 trabalham em concertos, videoclips e programas televisivos com artistas musicais como EDDU, DUMMADOR e ADI CUDZ e é em 2008 que ingressam como elenco fixo, de actores e bailarinos, na Série MORANGOS COM AÇÚCAR (série 5 e 5-Verão). Ainda em 2008 participam no «HIP HOP CHALLENGE Montijo», campeonato de Hip Hop (grupos) organizado pela Federação Portuguesa de Ginástica, e obtêm a 1ª Classificação. Também neste ano gravam o Videoclip «Bailarina» com o cantor ANGÉLICO. Em 2009 continuam a fazer parte integrante da Série MORANGOS COM AÇÚCAR, prolongando-se a continuação do seu trabalho para a Série 6. No que respeita a Campeonatos, alcançam a vitória no «HIP HOP SOUL CHALLENGE de Albufeira» e no «HIP HOP CHALLENGE da Quinta do Conde».

UM POUCO DE ALMADA EM LIVERPOOL (REPORTAGEM)

Liverpool International Street Festival 2005

 


O Festival Internacional de Rua de Liverpool, juntou este ano 200 performers de companhias internacionais, reunidos em torno do tema “O mar”. Durante três semanas, entre 18 de Julho e 7 de Agosto, as ruas, teatros, parques e espaços públicos de Liverpool, ofereceram à população desta cidade espectáculos onde participaram bailarinos, acrobatas, músicos e stilt-walkers da Europa, da África, das Caraíbas, do Médio Oriente, do Leste distante e da América Latina. Este Festival, iniciou neste ano uma trilogia segundo o tema - “Águas que se Cruzam” - entre o diabo e o mar azul profundo - que decorreu até 2007. Fundamenta-se esta ideia, na integração de grupos e companhias internacionais, complementada com a participação de mais de um milhar de animadores locais, em torno daquele que pretende ser o maior carnaval do Reino Unido. A organização defende a intenção do Festival, em fomentar plataformas para o desenvolvimento de projectos internacionais, promovendo a unidade dos povos, o respeito mútuo e uma melhor compreensão do tecido multicultural da cidade de Liverpool.


NEXT seleccionados para representar Portugal

 


Concluído o processo de candidatura iniciado em Maio de 2005, os NEXT foram seleccionados como representantes de Portugal neste evento. Produziram e montaram um espectáculo segundo os requisitos da organização e partiram para um novo desafio, cujo saldo final todos reconhecem como positivo. Cumprindo uma agenda de 10 espectáculos, distribuídos entre Princes Park , o Unity Theatre, Queen’s Square e o St. George’s Hall, a sua participação culminou, à semelhança de todos os outros grupos e
companhias representando 23 países, com um espectáculo de fusão no Liverpool Philharmonic Hall. Nessa actuação, foram orientados por uma equipa de directores artísticos, coreógrafos e compositores musicais especialmente seleccionados pela organização.

ESCOLA DE DANÇA

A ESCOLA DE DANÇA NEXT abre as suas portas em Setembro de 2009.
Dedicado exclusivamente à Dança, este espaço, evoluiu no sentido do desenvolvimento e divulgação desta área, visando o aumento qualitativo e o alargamento da prática desta modalidade. Sendo um espaço de vanguarda e inovação, a NEXT foi pioneira como estabelecimento de ensino prioritário das Danças Urbanas, caracterizando-se pela intervenção em 3 áreas:


Lazer/Recreação, Formação e Intervenção Social.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

É objectivo desta Escola oferecer soluções para quem a procure:


1 – com o desejo de encontrar uma actividade que permita obter/manter uma boa forma física e bem-estar – Área do Lazer/Recreação;


2 – com o intuito de obter uma sólida formação no domínio da dança, mais especificamente das Danças Urbanas ou Streetdance, ou iniciar-se dentro das modalidades oferecidas – Área da Formação de Base;


3 – com o desejo de iniciar uma carreira no mundo artístico e com o intuito de adquirir mais e melhor formação através de diversas iniciativas que se estendem para além das aulas (workshops com prelectores nacionais e internacionais) – Área da Formação
Profissional
;


4 – com a necessidade e vontade de vencer as contrariedades e dificuldades sociais que se apresentam, incluído no Programa Social «Dançar para Incluir» – Área de Intervenção Social.

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

A Escola tem como principais objectivos promover junto dos munícipes um estilo de vida saudável, através da valorização dos benefícios de uma prática regular da actividade física, reforçar o gosto por essa prática e aprofundar a compreensão da sua importância como factor de saúde ao longo da vida, através da Dança. O seu grupo de profissionais trabalha no sentido de favorecer a aquisição das competências necessárias nesta área, no âmbito da iniciação para novos alunos que contactem pela primeira vez com a modalidade, e do aperfeiçoamento para aqueles que possuam já capacidades e aptidões excepcionais para a referida prática.
Sendo a Streetdance, pelas suas características, uma actividade promotora da Inclusão Social, coloca-se ainda como objectivo geral a criação de ajudas às crianças e jovens economicamente desfavorecidos, sem oportunidade de aceder a esta modalidade num ginásio ou escola de dança. Assim, trabalhou em parceria com o Projecto Mais XL (Programa Escolhas) e, mais recentemente, apoiou o CASM (Centro de Actividades Sociais do Miratejo, Instituição Particular de Solidariedade Social) no seu projecto “Meta Atingida”.


Como Objectivos Específicos a ESCOLA DE DANÇA NEXT pretende:

  • Contribuir para o desenvolvimento da Streetdance em Portugal, para a sua implantação e crescimento, zelando sempre pelo valor, dignidade e prestígio da modalidade;

 

  • Fomentar o interesse e respeito pela prática de Streetdance;

 

  • Desenvolver as capacidades psico-socio-motoras dos alunos;

 

  • Colaborar na criação de novas actividades lúdicas/recreativas, promovendo uma nova e saudável forma de ocupar os tempos livres.


Este espaço, para além dos objectivos anteriormente enunciados, pretende ainda:

 

  • Promover o Desenvolvimento Social (relações interpessoais, comunicação, auto-confiança);

 

  •  Desenvolver o Espírito Associativo nos jovens, fomentando a responsabilização pessoal e colectiva, a cooperação e a solidariedade.

Em 2009 a NEXT lança um dos seus bailarinos, Fortunato Tomás, além fronteiras. Este bailarino vence o programa de dança Bounce, em Angola, abrindo assim caminho e criando oportunidades para o desenvolvimento da sua carreira neste país. Mais tarde, o mesmo acontece com Ricardo Gomes, em Londres, actualmente bailarino e coreógrafo para artistas internacionais como Little Mix.

ASSOCIAÇÃO & COMPANHIA DE DANÇA NEXT

O trabalho desenvolvido pela NEXT ganha reconhecimento nacional e internacional, trazendo a Portugal para formações e eventos alguns dos melhores bailarinos de Hip Hop, e outros estilos de Danças Urbanas, do Mundo.
Reconhecida pela sua irreverência e capacidade de inovação destaca-se como uma das melhores escolas de formação em Danças Urbanas do nosso país.
Em Dezembro de 2012, decide-se pela criação da Associação NEXT e da Companhia de Dança NEXT.


Entre 2012 e 2014 trabalham com artistas nacionais e internacionais como DIDI, KATALEYA, TT, CALI FLOW, EDDU, RICARDO FONSECA, entre outros, em videoclips e concertos e participam no filme indiano “BALUPU” (Bollywood).
Em 2014, a Companhia NEXT estreia o seu Espectáculo NEXT Light Performance, de características únicas em Portugal.
Este, consiste num Espectáculo de Dança inovador com tecnologia luminosa, controlada e pré-programada, no vestuário dos bailarinos (fatos electroluminescentes), até então nunca visto ou feito em Portugal, tendo sido expressamente solicitada a sua presença nos Programas Televisivos Got Talent Portugal e Dança com as Estrelas.


Em Março de 2015, a NEXT e a Escola da Companhia de Dança de Almada, ambas com o objectivo comum de dinamizar e prestar um serviço que contribua para a melhoria da qualidade da oferta de ensino na área da dança em geral, e em particular nas vertentes em que são especialistas, celebram um protocolo de parceria e acordam realizar acções a vários níveis, nomeadamente pedagógico e de dinamização e intercâmbio entre as duas escolas, entre outras.
Pela mão da NEXT, a 25 de Abril de 2015, Portugal orgulha-se se receber pela 1ª vez a equipa detentora de 5 títulos mundiais do Campeonato HIP HOP INTERNATIONAL, “The Royal Family”, bem como a sua conceituada e galardoada coreógrafa Parris Goebel (coreógrafa para Jennifer Lopez, Janet Jackson, Little Mix, Justin Bieber, Rihanna, Nicki Minaj, Bigbang, 2NE1, iKON, G-Dragon, Taeyang, Black Pink,entre outros) para uma formação e Show.
Em Julho de 2017, trás a Portugal Salah Benlemqawanssa, considerado um dos melhores bailarinos de Popping do Mundo, que integrou como figura principal a tour mundial do Cirque du Soleil, na produção “Michael Jackson: The Imortal” e venceu os Programas Televisivos “Incroyable Talent” (1ª Temporada, França) e “Arabs Got Talent” (4ª Temporada, Arábia), bem como inúmeras Battles Mundiais.


Entre 2016 e 2017, participam em anúncios para marcas como a BLUE (Angola) e trabalham com artistas como VALETE, KARETUS e DAVID CARREIRA.


Apostando em força na divulgação do seu trabalho, e face aos diversos convites e solicitações, as participações em programas televisivos e eventos de renome foram uma constante, como:


• “Ídolos” – TVI (2012)
• Rock in Rio (2012 e 2014)
• Festa do Avante (2012 e 2013)
• Canal Nickelodeon (2012)
• Flash Xperience FNAC – Cultura Urbana (2013)
• “Dança com as Estrelas” – TVI (2013 e 2014)

• Acções de Promoção Popota – CONTINENTE (2013)
• “Querida Júlia”, Júlia Pinheiro – SIC (2013 e 2014)
• “Guest List” – TVI (2014)
• “A Tarde é Sua”, Fátima Lopes – TVI (2014)
• “Praça da Alegria”, João Baião e Tânia Ribas – RTP1 (2014)
• “Verão Total”, Tânia Ribas – RTP 1 (2014)
• Taça do Mundo de Ginástica Rítmica (2014)
• Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar – Cerimónia de Abertura Meo Arena (2014)
• Taça Coca-Cola (2014)
• Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar – Cerimónia de Abertura Coliseu dos Recreios
(2015)
• “Pequenos Gigantes” – TVI (2015)
• “Guardiões de Almada” – Espectáculo de Natal da CMA (2015)
• MasterChef Junior (TVI) – Publicidade (2016)
• Inauguração Stand Marca MINI (2016)
• Seixal Moda (2016 e 2017)
• Corta-Mato Nacional Desporto Escolar – Cerimónia de Abertura (2017)
• Godvibe – Kuriakos Tv (2017)
• “Bem Vindos” – RTP África (2017)
• Marca L’Oreal – Lançamento de nova linha de produtos (2018)
• Street Danc Fest 2018


A par destas apresentações, o grupo continua a conquistar títulos a nível nacional.


PROGRAMA DE DANÇA “PEQUENOS GIGANTES” (TVI)
Bailarina NEXT – Diana Pires, Vencedora do Programa (2015)
HIP HOP INTERNATIONAL Portugal (Campeonato Nacional, apuramento para os mundiais)
1º Classificado, divisão Mega Crew, com o grupo 25 Bridge (2015)
3ª Classificado, divisão Júnior, com o grupo NEXT “G” Breakers (2016)
2º Classificado, divisão Júnior, com o grupo NEXT “G” Breakers (2017)
II MGBOOS Dance Competition (Sesimbra)
1º Classificado, divisão Júnior, com o grupo NEXT “G” Breakers (2017)
3º Classificado, divisão Júnior, com o grupo NEXT Double “G” (2017)
III Solverde Dance Tournament (Espinho)
2º Classificado, divisão Júnior, com o grupo NEXT “G” Breakers (2017)
3º Classificado, divisão Júnior, com o grupo NEXT Double “G” (2017)
SUNSET BATTLE (Quinzena da Juventude 2017)
1º Classificado, escalão Kids, BBoy Alex e BBoy JP
III MGBOOS Dance Competition (Sesimbra)
1º Classificado, divisão Mega Crew (2018)
HIP HOP UNITE Portugal (Campeonato Nacional, apuramento para os mundiais)
1º Classificado, divisão Mega Crew (2018)

 


É em Outubro de 2018 que os NEXT recebem o seu maior reconhecimento internacional, sagrando-se Vice-Campeões Mundiais do HIP HOP UNITE WORLD CHAMPIONSHIP 2018 (18 a 20 Outubro em Leiden, Holanda) com a equipa NEXT KIDS na categoria de Mega Crew Adultos. Um feito único e nunca até à data alcançado por Portugal. Este reconhecimento valeu-lhes a honra de uma Reportagem pela RTP1, transmitida no telejornal nacional, bem como uma Carta pela Casa Civil do Presidente da República em nome do Presidente Português, de felicitação pelos resultados alcançados em representação do nosso país.


Acabados de chegar do Campeonato Mundial, os NEXT não baixaram os braços. Em Novembro desse mesmo ano vencem o Apuramento português para o Campeonato Europeu HIP HOP UNITE EUROPEAN CHAMPIONSHIP 2019.
Em Dezembro, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho, são convidados a subir ao palco na Festa de Passagem de Ano promovida pela Câmara Municipal de Almada. Neste evento, a Escola NEXT contou ainda com a participação especial com o artista ANSELMO RALPH, dançando com este o tema “O que é que adianta”, coreografado por Lara Alves.

Em 2019 são uma vez mais convidados a apresentar-se no Dança com as Estrelas, sendo aclamados como a crew oficial do Programa pela estação de televisão do mesmo - TVI, contando com performances de apresentação do seu trabalho em vários episódios e com participações especiais com os artistas Rita Pereira e Pedro Teixeira.


Em 2019 decidem fazer algo diferente. Porque, mais que ensinar, importava educar, transmitir valores e dar o exemplo às gerações mais novas, surge o projecto NMF, que abrange bailarinos de 3 crews (NEXT, MG Boos e Feel It) e cujo objectivo era somente expressar o valor da união, companheirismo e respeito entre crews que habitualmente competem entre si. Era importante passar a mensagem de que a competição não nos torna inimigos. Este projecto foi um sucesso, expresso pelos resultados de excelência uma vez mais alcançados.
Em Abril, os NMF sagram-se Vice-Campeões do HIP HOP INTERNATIONAL Portugal 2019 na categoria de Mega Crew e em Maio vencem o Campeonato Internacional WORLD OF DANCE Portugal 2019 (onde participaram países como Bélgica, Espanha, França, Itália, Rússia, entre outros), na categoria de Team Division. Neste evento, a Escola NEXT alcança ainda o título de vice-campeão na categoria de Team Junior Division. Em ambas as categorias recebem ainda o prémio de Favoritos do Público (Crowd Favorite).


A convite da Câmara Municipal de Almada e da organização do evento “O SOL DA CAPARICA”, a Escola NEXT é convidada para deter a curadoria do Palco Dança na 6ª edição deste festival, em Agosto de 2019. O sucesso foi estrondoso, tendo o recinto deste palco esgotado a sua capacidade de assistência em todos os dias do festival. A representação da cultura urbana foi feita ao mais alto nível, nacional e internacional, contando com performances de bailarinos portugueses e internacionais e tendo como crews residentes os NEXT KIDS e os NMF. O título de cabeça de cartaz foi atribuído ao mundialmente conhecido bailarino, Salah, e neste evento promoveu-se ainda a NEXT BREAKIN’ BATTLE, battle que contou com a participação de bailarinos do Brasil e Venezuela.


Os convites para performances e entrevistas televisivas continuaram ainda em 2019, participando nos Programas “Sábado na TVI” e “Você na TVI”.


Amantes da cultura Urbana, os NEXT desenvolvem o seu trabalho desde 2000, e, movida pelo prazer de ensinar, a sua coreógrafa e fundadora deu concretização a um sonho: uma escola que «ajudasse os miúdos a encontrarem o seu caminho através da dança», a Escola de Dança NEXT.


Muitas foram já as gerações que passaram por este projecto, tendo a NEXT não só formado muitos bailarinos, (com reconhecimento nacional e internacional), como aberto portas para que alguns pudessem perseguir o seu sonho além fronteiras.


O seu lema:
STAY HUMBLE
STAY FRESH
STAY STRONG
BE NEXT!